Mangueiras





Mangueiras

Como Preservar as Mangueiras do Carro

As mangueiras dos carros servem para transportar ar, água, combustível e óleo. Elas alimentam todo o funcionamento de motor e com o passar do tempo elas podem ressecar, rachar ou furar devido ao seu trabalho em altas temperaturas, o que as desgasta. É necessário que o dono do veículo esteja sempre de olhos abertos para que corrigi-la caso haja alguma vazão. Esse corrigir se aplica a trocá-la por uma nova o mais rápido o possível.

Mangueiras do Carro

Geralmente é um objeto que recebe pouquíssima atenção dos motoristas, porém, elas estão por todos os lados do veículo. São elas as responsáveis pelo funcionamento de diversos componentes do carro, como direção hidráulica e bomba de combustível. As mangueiras são projetadas para resistir altas pressões, mas em alguns casos falham. Elas são feitas de borracha e reforçadas por fios.

Elementos, Produtos e Substâncias que “machucam” as Mangueiras

Deve-se evitar a limpeza da mangueira, do contrário é acelerado o processo de envelhecimento da mesma. Elas podem durar até 15 anos ou mais. É sugerido que o motorista preste atenção nas condições desses componentes quando vai comprar um modelo usado, por exemplo. Alguns até dizem que é de acordo com a conservação da mangueira que se verifica a conservação do veículo.
O principal indicativo de que as mangueiras estão velhas e necessitam ser substituídas. Caso não haja uma troca de mangueiras quando estas estão rachando, é possível ocorrer um rompimento que provoque até mesmo um incêndio, se a mangueira rompida for do sistema de combustível.

É importante dar maior atenção para o estado das extremidades das mangueiras, é preciso observar a qualidade dos bocais, as mangueiras não devem estar nem muito apertadas nem muito soltas. Os bocais têm de ser bem redondos e estar com um bom acabamento.
Especialistas criticam também o uso de fitas adesivas para tampar certos vazamentos. Isso é arriscado e o melhor é trocar a mangueira desde que surja qualquer sinal de envelhecimento.

Dicas de Manutenção

Não existe um limite de anos ou de quilometragem de uso das mangueiras, porém, quando aparecem pequenas trincas nelas é o sinal de que está velha e necessita ser trocada por uma nova. O principal inimigo das mangueiras é a contaminação por produtos químicos (ex: solventes), segundo Paulo Lozano, que é o diretor técnico da Associação de Engenharia Automotiva (AEA). Ao que surgi a frase: “Gasolina adulterada estraga a mangueira”.

Limpar o componente com querosene também pode causar problemas, já que isso reduz a durabilidade da mesma. Ou seja, são três as dicas para cuidar das mangueiras de seu veículo: verificá-las de tempo em tempo e trocá-la caso seja necessário; abastecer corretamente; não utilizar querosene.